De acordo com dados do IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira), a catarata é a maior causa de cegueira no mundo, configurando 25.81% dos casos. Em números, equivale a cerca de 12 milhões de pessoas. Em nosso país, Brasil, estima-se que existam aproximadamente 350.000 indivíduos cegos por conta da condição.
A catarata, embora possa acometer pessoas de todas as idades, é uma doença bastante comum em idosos – costuma atingir cerca de 70% dos indivíduos acima dos 60/70 anos. Parte do motivo se dá em razão do aumento da população idosa. Dados do IBGE (2019) apontam que o número de pessoas com mais de 60 anos deve dobrar, no Brasil, até o ano de 2042.

A condição costuma se manifestar de forma gradativa, apresentando-se inicialmente como um incômodo ou uma dificuldade de visão que, aos poucos, vai tornando o cristalino (lente natural do olho) opaco. Com o passar do tempo, a catarata se agrava prejudicando consideravelmente a acuidade visual do paciente, causando, por exemplo, dificuldade na visão de formas e contornos de objetos e paisagens, sensação de visão opaca, visão dupla, sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas, mudança na visão das cores.
Entre suas causas pode-se citar a senilidade, exposição aos raios UV, traumas oculares, diabetes, uso de determinadas medicações, doenças ou problemas genéticos. O único tratamento possível para revertê-la é a cirurgia.
Procedimentos cirúrgicos para reverter a catarata
O tratamento para reverter a catarata, quando em grau avançado, se dá por meio da cirurgia. De acordo com dados da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), este é o procedimento mais comum e efetivo para o tratamento da condição ocular, tendo uma taxa de sucesso de cerca de 97% ou mais quando realizada por cirurgiões experientes.

O procedimento cirúrgico é necessário para que se possa retirar o cristalino danificado e substituí-lo por uma lente artificial intra ocular (LIO), que passará a exercer a função do cristalino nos olhos. O mesmo é realizado com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia e precisão, em ambiente cirúrgico, e de forma pouco invasiva.
Com o avanço constante da tecnologia, especialmente na área da oftalmologia, surgiram novas técnicas altamente eficazes e seguras para o tratamento da catarata nos pacientes. A técnica utilizada no procedimento é a facoemulsificação por ultrassom. O laser de femtosegundo pode ser também utilizado como auxílio nos primeiros passos cirúrgicos da técnica, como na incisão, capsulorhexis e fragmentação do núcleo do cristalino. No entanto, o uso deste não altera os resultados da cirurgia, e sim aumenta o custo da mesma.
Cirurgia de facoemulsificação
A cirurgia de facoemulsificação é realizada por meio da introdução de uma ponteira fina no globo ocular capaz de liberar ondas de ultrassom e de aspirar o conteúdo do cristalino danificado através de um vácuo de alta potência. As incisões para introduzir os instrumentos cirúrgicos são mínimas.
A finalidade é fragmentar o cristalino para, logo em seguida , aspirar os fragmentos e inserir uma lente intraocular (LIO) no local do mesmo. Esta irá determinar o grau do olho. O procedimento é rápido, seguro e confortável para o paciente. Proporciona um resultado quase imediato no que diz respeito à reabilitação da visão. Além disso, os riscos de complicações são diminuídos, controláveis e tratáveis, quando ocorrem.

A técnica da facoemulsificação costuma ser muito utilizada pelos cirurgiões, por se tratar de um procedimento seguro, prático e de baixo risco. Leva em torno de 15 minutos, e não há necessidade de internação hospitalar. É feita sob anestesia tópica (colírio) e sedação leve, sendo totalmente indolor. Após 30 minutos da realização da cirurgia, o paciente é liberado e deve repousar, evitando esforços físicos por cerca de 12 horas.
Entre as vantagens de utilizar a técnica da facoemulsificação, está o fato de , num mesmo procedimento, eliminar a catarata e corrigir um erro refrativo, oferecendo aos paciente excelentes resultados e ,além disso, livrá-los da dependência de óculos de grau.
Vamos cuidar disso juntos?
Com anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VEREM o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?
Dra Terla Castro
Médica Oftalmologista
CRM 22717
RQE 13628
Especialista em Córnea, Cirurgia do Ceratocone, Cirurgia Refrativa, Cirurgia de Catarata, Implante de Lentes intraoculares e Lentes de Contato.
UNIDADE ZONA NORTE
AV. CARLOS GOMES, 700 CJ. 301 – PORTO ALEGRE
WHATSAPP CLÍNICA OCULAR: (51) 99548 5666
TELEFONE FIXO CLÍNICA OCULAR: (51) 32731134
UNIDADE ZONA SUL
AV. DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 200 SALA 1007
ED. CRISTAL TOWER BARRA SHOPPING SUL
WHATSAPP CLÍNICA OCULAR: (51) 99861 2140
TELEFONE FIXO CLÍNICA OCULAR: (51) 2312.22.38