PRESBIOPIA – A VISÃO NA MATURIDADE

Mulher madura, com dificuldade para ler um livro, franze a testa enquanto segura os óculos no rosto.

A presbiopia é uma condição ocular comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Também conhecida como “vista cansada“, esta é uma consequência natural pela qual passamos, durante o processo de envelhecimento, no sistema visual. Felizmente, existem várias opções de correção para o problema, permitindo que as pessoas continuem a desfrutar de uma visão clara e nítida, ainda que com o avanço da idade. 

As consequências visuais do envelhecimento do cristalino 

O envelhecimento é um processo complexo e multifacetado que envolve uma série de mudanças físicas, cognitivas e emocionais ao longo do tempo. À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por uma série de transformações, incluindo a diminuição da função celular, perda de massa muscular, redução da densidade óssea e alterações na função dos órgãos. 

Além disso, também está associado a mudanças no funcionamento cognitivo, como diminuição da memória, velocidade de processamento mais lenta e dificuldade de concentração. Algumas dessas mudanças são inevitáveis, fazem parte do curso natural da vida. A presbiopia é um exemplo claro dessas alterações na função dos órgãos. 

Homem maduro afasta o livro dos olhos para tentar ler. Este é um  sintoma de presbiopia.

O olho humano é a estrutura responsável pela nossa visão. Quando há problemas nesse órgão, nossa percepção de mundo é limitada. No caso de condições como miopia, hipermetropia e astigmatismo, as dificuldades estão relacionadas à forma do globo ocular. Já a presbiopia, está associada propriamente ao envelhecimento do cristalino, a lente natural do olho. 

À medida que envelhecemos, o cristalino perde sua flexibilidade e capacidade de se ajustar rapidamente para focalizar objetos próximos. Isso geralmente começa a se tornar perceptível por volta dos 40 anos, mas tende a piorar com a passagem do tempo. Em geral, o avanço da presbiopia é interrompido após os 65 anos.

Os sintomas comuns da presbiopia incluem dificuldade para ler letras pequenas, necessidade de afastar objetos para focar adequadamente, fadiga ocular ao realizar atividades próximas por longos períodos, dor de cabeça, visão turva, ardência nos olhos, olhos vermelhos, dificuldade de concentração, dor no pescoço, ombros ou costas.

Formas de tratar a presbiopia

Existem várias alternativas que podem ser utilizadas, desde as mais simples às mais complexas. 

1. Óculos: existem 3 tipos de lentes.

Mão feminina segurando um par de óculos de grau que está sobre uma mesa rústica.

Você poderá usar óculos só para ler, os chamados “óculos de leitura”. Para muitas pessoas com presbiopia, os óculos de leitura são a solução mais simples e eficaz. 

Também existem os óculos ocupacionais, excelentes para quem usa bastante o computador, com foco para intermediário e perto.

Os óculos multifocais são uma outra opção, usados para quem tem grau também para longe.

Mas o que acontece se não quiser tirá-los do bolso e usá-los em público? Neste caso, você pode também considerar as lentes de contato para presbiopia.

2. Lentes de contato: existem vários métodos e modelos.

Existe a possibilidade de adaptar lentes de contato bifocais, multifocais ou por método de Visão Preferencial (um olho para focar objetos de longe e o outro olho para perto). Parece estranho? Na realidade não é. Neste caso, é necessário que haja um ajuste cuidadoso pelo oftalmologista para garantir o máximo de segurança no uso, conforto e desempenho visual do paciente.

3. Cirurgia: a laser ou por implante de lente intraocular. 

O LASIK, FEMTOLASIK ou o PRK podem criar uma solução em Visão Preferencial para a presbiopia. Existe também o Presbyond, tecnologia de correção da presbiopia a laser. Neste método, o laser promove o aumento da asfericidade da córnea, o que incrementa a profundidade de foco, ao mesmo tempo que usa a dominância ocular para melhorar a visão de perto. 

Paciente sendo preparado para cirurgia ocular a laser.

Existem vários modelos de lentes intraoculares. O implante de lente intraocular trifocal ou de foco estendido são excelentes opções para pessoas com mais de 55 anos. 

A escolha da técnica depende de vários fatores, entre eles a saúde ocular geral do paciente e suas preferências pessoais. 

Medidas que podem reduzir os sintomas da presbiopia

Além dessas opções de correção citadas anteriormente, existem outras medidas que podem ser tomadas para ajudar a reduzir os sintomas da presbiopia e melhorar o conforto visual. São elas:

Iluminação adequada: ter uma iluminação adequada é fundamental para facilitar a leitura e outras atividades próximas. Quando a claridade do local é brilhante e a luz não é direta,  pode haver redução do esforço visual e melhorar a clareza. No caso do uso de computadores, prefira as telas de LCD, pois proporcionam melhor resolução e iluminação, garantindo menos cansaço para os olhos ; 

Postura e posição adequada do computador: o equipamento deve estar à altura ou um pouco abaixo da linha dos olhos. Isso é vital para impedir o crescimento da fenda palpebral, que evapora a lágrima mais rapidamente e provoca uma exposição mais intensa dos olhos;

Mulher madura, sentada frente ao computador, demonstra sintomas de cansaço visual.

Descanso ocular: fazer pausas frequentes ao realizar tarefas próximas pode ajudar a reduzir a fadiga ocular e o desconforto associado à presbiopia. Olhar para longe por alguns minutos, a cada hora, pode ajudar a relaxar os músculos oculares e reduzir a tensão. Essa recomendação é extremamente importante quando a atividade é frente a um computador;

Exames oculares regulares: é importante fazer exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde ocular e ajustar a prescrição de óculos ou lentes de contato conforme necessário. Detectar e tratar problemas oculares, precocemente, pode ajudar a prevenir complicações e manter uma visão saudável ao longo da vida.

A presbiopia, portanto, é uma parte natural do processo de envelhecimento e afeta quase todo mundo em algum momento da vida. Apesar disso, com as opções de correção e os cuidados adequados, é possível manter uma visão clara e confortável ao longo do tempo, para que continuemos a desfrutar de nossas atividades diárias com facilidade e confiança. 

Vamos cuidar disso juntos?   

Com anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VEREM o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?

Av. Diário de Notícias, 200 sala 1007
ed. Cristal Tower Barra Shopping Sul

Deseja agendar uma consulta?