Cirurgia de Catarata

e Implantes de Lentes Intraoculares

Sobre

No caso da Catarata, o prejuízo é do cristalino – a lente natural do olho, uma lente transparente, formada basicamente por colágeno e água em sua composição, que é uma das estruturas responsáveis pelo foco e pela nitidez da imagem. 

Quem possui essa condição, apresenta o cristalino opaco, de forma que a nitidez é prejudicada, a perda de visão é lentamente progressiva e a sensação de visão embaçada passa a ser uma realidade. A perda do contraste e da vivacidade das cores e alguma sensibilidade à luz são sintomas que podem também estarem presentes. 

Além disso, essa patologia não possui outros sintomas aparentes, dificultando o diagnóstico precoce caso a pessoa não realize suas consultas anuais.

catarata

Todavia, uma vez que a perda de visão é observada pelo paciente (ou antes), a doença pode ser diagnosticada corretamente através dos exames adequados e independentemente do estágio em que está, pode ser feita a Cirurgia de Catarata, se liberada pelo médico oftalmologista.

A cirurgia

A cirurgia é feita com anestesia tópica (colírio) e sedação, similar a uma endoscopia digestiva alta, o que torna o procedimento totalmente indolor e muito tranquilo para o paciente. O objetivo é retirar o cristalino opaco e substituir por uma lente intraocular que tenha a capacidade de focar os objetos, idealmente para todas as distâncias. 

O procedimento é seguro, podendo ser feito com duas pequenas incisões, além de ser rápido, durando cerca de 15 minutos apenas. O paciente vai para a casa no mesmo dia, em geral permanece em atendimento, desde a chegada até a liberação por no máximo 2 horas. 

Equipamento Alcon Centurion Vision System

A cirurgia de catarata e implante de lentes intraoculares é realizada com microscópio cirúrgico ZEISS de última geração e com equipamento de facomemulsificação Alcon Centurion.

O Alcon Centurion Vision System apresenta uma bomba peristáltica que dobra a taxa de fluxo disponível e elimina as pequenas pulsações normalmente associadas às bombas peristálticas.

Sua tecnologia Active Fluidics foi projetada para otimizar a estabilidade da câmara, fornecendo uma PIO mais consistente em uma ampla faixa de taxas de fluxo de aspiração, detectando taxa de fluxo, pressão de irrigação e vácuo e compensando a perda de pressão.

A peça de mão OZil do Centurion e os fluidos inovadores permitem uma emulsificação aprimorada que requer o mínimo de fluido. A ponta balanceada INTREPID foi projetada para reduzir o movimento da ponta na incisão, melhorando o movimento da ponta torcional na extremidade distal e fornecendo uma ponta reta alternativa para faco torcional.

O sistema também é compatível com o Injetor de IOL INTREPID AutoSert para inserção de IOL com uma mão e a peça de mão Transformer I / A INTREPID, que permite que os cirurgiões façam a transição facilmente da remoção cortical coaxial ou bimanual sem trocar as peças de mão.

A Active Fluidics utiliza sensores colocados ao longo das linhas de aspiração e irrigação para detectar e compensar dinamicamente as mudanças de pressão ajustando a compressão de um saco de BSS dentro da máquina.

É uma máquina altamente segura, precisa e eficaz para realização da remoção do cristalino com ou sem catarata. 

Médica realiza cirurgia a laser para reverter doenças oculares.

O pós-operatório

O período de recuperação costuma ser tranquilo e sem a presença de dor. É importante que sejam seguidas todas as orientações médicas, para maior conforto durante esse tempo, como:

De resto, seguir a vida normal. A cirurgia não exige repouso e não limita em geral a pessoa para exercer as suas atividades laborais. 

A lente intraocular

São dispositivos médicos utilizados na cirurgia de catarata desde a década de 80, mas já passaram por diversos aperfeiçoamentos devido às descobertas científicas e tecnológicas desde lá.

Hoje existem diferentes tipos de lentes intraoculares, que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade e adaptação de cada paciente e inclusive implantadas para fins apenas refrativos em pessoas com o cristalino transparente e maiores de 55 anos.

Além disso, elas são inertes dentro do olho, duram para sempre e não precisam de manutenção. As lentes também não sofrem deslocamento – exceto em casos raros de traumas e impactos graves, que podem necessitar substituição da lente.

Catarata & Erros Refrativos

Como dito, existem diversos tipos de lentes intraoculares, que podem inclusive fazer com que o uso de óculos seja dispensado. Então em caso de Astigmatismo, Miopia, Presbiopia ou Hipermetropia, podem ser avaliadas as melhores lentes para resolução desses problemas oculares também.

Tipos de Lentes Intraoculares

Lentes Monofocais

As Lentes Monofocais são as mais comuns e são indicadas para correção de problemas de visão como miopia ou hipermetropia. Elas possuem uma única graduação, o que significa que só são capazes de focar a luz em uma distância específica, geralmente para longe ou para perto.

Lentes Multifocais

As Lentes Multifocais, por outro lado, possuem anéis concêntricos que são capazes de focar a luz em diferentes distâncias, permitindo uma visão mais nítida tanto para longe quanto para perto. Elas são indicadas para pacientes que desejam reduzir ou eliminar a necessidade de óculos após a cirurgia de catarata.

Lentes de Foco Estendido

São lentes que possuem um anel que permite o foco para longe e intermediário. Dão uma visão funcional de perto. Excelentes para quem precisa de boa visão para longe  e usam muito o computador. 

Lentes Tóricas

As Lentes Tóricas são indicadas para pacientes com astigmatismo, um problema de visão que ocorre quando a córnea é oval em vez de esférica. A Lente Tórica possui uma graduação específica para corrigir o astigmatismo e garantir uma visão mais nítida. Tanto as Monofocais, quanto as Multifocais e de Foco Estendido podem ser tóricas!

Av. Diário de Notícias, 200 sala 1007
ed. Cristal Tower Barra Shopping Sul