Close da metade do rosto de um jovem com ênfase ao olho esquerdo.

CERATOCONE TEM CURA? TRATAMENTOS E POSSIBILIDADES 

O Ceratocone é uma doença progressiva da córnea que afeta sua estrutura, tornando-a mais fina e assumindo um formato cônico irregular. Essa alteração causa astigmatismo irregular e miopia, levando a distorções visuais significativas. Uma das principais dúvidas entre os pacientes é: essa condição ocular tem cura?

Atualmente, não existe uma cura definitiva para o Ceratocone, no entanto há diversos tratamentos que podem estabilizar a doença e melhorar a acuidade visual. Logicamente, o sucesso do tratamento depende do estágio da condição e da resposta individual de cada paciente. 

A leitura deste artigo trará melhor entendimento sobre os possíveis tratamentos para o Ceratocone.

Tratamentos atuais para o Ceratocone 

1. Óculos e lentes de contato 

Nos estágios iniciais, óculos ou lentes de contato gelatinosas podem corrigir os erros refrativos. Porém, à medida que a doença avança, lentes rígidas gás permeáveis (RGP) corneanas ou lentes esclerais personalizadas são mais eficazes, pois criam uma superfície uniforme sobre a córnea irregular.

2. Crosslinking corneano (CXL) 

O crosslinking corneano é um dos tratamentos mais importantes para estabilizar o Ceratocone. Ele usa riboflavina (vitamina B2) e luz ultravioleta para fortalecer as fibras de colágeno da córnea, aumentando sua rigidez e impedindo a progressão da doença. 

  • Indicação: pacientes com Ceratocone progressivo. 
  • Eficácia: em mais de 90% dos casos, o CXL evolui para a evolução da doença. 
  • Recuperação: leva algumas semanas, e a visão pode melhorar gradualmente. 

3. Anéis intraestromais (implantes de anéis corneanos)

Os anéis intracorneanos são pequenos dispositivos implantados na córnea para aplanar sua superfície e melhorar a visão.

  • Indicação: pacientes com Ceratocone moderado que não toleram lentes de contato.
  • Limitação: em menores de 21 anos, não impede a progressão da doença, apenas melhora a qualidade visual.

4. Transplante de córnea 

Em casos avançados, quando outros tratamentos não funcionam, o transplante de córnea (penetrante ou lamelar) pode ser necessário.

  • Transplante Penetrante (PK): substitui toda a espessura da córnea. 
  • Transplante Lamelar (DALK): substitui apenas as camadas afetadas, com menor risco de rejeição. É a técnica de eleição.
  • Recuperação: pode levar meses, e o uso de colírios imunossupressores é necessário.

5. Terapias emergentes 

Novas técnicas que já vêm apresentando resultados satisfatórios, ainda que continuem em estudo:

  • Cirurgia refrativa a laser guiada por topografia (para remodelar a córnea):  tratamento de ablação personalizada guiada por topografia (T-CAT) é um procedimento de ablação limitada da córnea usando laser excimer com o objetivo de regularizá-la, melhorar a qualidade da visão e, possivelmente, o ajuste das lentes de contato; 
  • Lentes intraoculares fácicas (LIOs): usadas para casos selecionados pelo especialista. Os pacientes que apresentam miopia alta associada ao Ceratocone podem se beneficiar das lentes intraoculares fácicas. As mesmas podem corrigir até 20 dioptrias (grau).  

A condição pode regredir? 

O Ceratocone não regride espontaneamente, mas os tratamentos podem estabilizá-lo e melhorar a visão. Em alguns casos, após o crosslinking, há um pequeno aplanamento da córnea, mas não é considerado uma cura.

Embora não haja cura definitiva para o Ceratocone, os tratamentos atuais permitem controlar a doença e oferecer boa qualidade visual aos pacientes. O diagnóstico precoce e o acompanhamento com um oftalmologista especializado são essenciais para evitar complicações.

Independente de você ter Ceratocone ou não, consultar seu médico oftalmologista com regularidade é fundamental! Somente ele poderá avaliar a saúde dos seus olhos e, se necessário, indicar a melhor opção de tratamento para cada caso.  

Close de um olho castanho que apresenta ceratocone acentuado.

Vamos cuidar disso juntos?      

Com anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VEREM o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?

Dra Terla Castro

Médica Oftalmologista 

CRM 22717

RQE 13628

Especialista em Córnea, Cirurgia do Ceratocone, Cirurgia Refrativa, Cirurgia de Catarata, Implante de Lentes intraoculares e Lentes de Contato. 

UNIDADE ZONA NORTE 

AV. CARLOS GOMES, 700 CJ. 301 – PORTO ALEGRE

WHATSAPP CLÍNICA OCULAR: (51) 99548 5666

TELEFONE FIXO CLÍNICA OCULAR: (51) 32731134 

UNIDADE ZONA SUL 

AV. DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 200 SALA 1007

ED. CRISTAL TOWER BARRA SHOPPING SUL

WHATSAPP CLÍNICA OCULAR: (51) 99861 2140

TELEFONE FIXO CLÍNICA OCULAR: (51) 2312.22.38

Av. Diário de Notícias, 200 sala 1007
ed. Cristal Tower Barra Shopping Sul