5 MITOS POPULARES SOBRE A CIRURGIA DE CATARATA OCULAR

cirurgia de catarata ocular

Ainda que haja um certo conhecimento popular sobre catarata ocular, é natural que existam dúvidas sobre o assunto, especialmente a respeito da sua forma de tratamento: a cirúrgica. Isso porque, por se tratar de um procedimento delicado, alguns mitos são gerados por meio da disseminação de afirmativas falsas as quais causam inseguranças, receios de erros. 

No entanto, a verdade é muito mais simples! Essa modalidade de cirurgia nos olhos é considerada bastante segura na Oftalmologia Geral. Tal fato justifica ser este o procedimento cirúrgico ocular mais realizado no mundo. Além disso, sua técnica evoluiu consideravelmente nas duas últimas décadas, a fim de melhor atender as necessidades da população.

Em razão disso, é fundamental entender como ocorre a cirurgia de catarata ocular e esclarecer os 5 maiores mitos que foram criados a seu respeito.

Cirurgia de Catarata Ocular

A cirurgia de catarata é um procedimento médico que consiste na remoção do cristalino (a lente natural do olho) que está danificado, e sua substituição por uma lente artificial intraocular. 

De acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) , a cirurgia de catarata não só é o procedimento mais realizado na oftalmologia, como também o que apresenta um índice de sucesso extremamente alto. 

Apesar disso, ainda existem muitos mitos e equívocos em relação à cirurgia de catarata ocular. Vamos entender 5 dos principais mitos sobre esse quadro.

Mito 1: “A cirurgia de catarata é dolorosa.”

Muitos pacientes têm receio de fazer a cirurgia de catarata porque acreditam que ela causa dor. No entanto, o procedimento é realizado sob anestesia local e sedação, o que significa que não haverá incômodos durante o mesmo.

Vale destacar que, na grande maioria dos casos, a cirurgia é rápida e não há relatos de desconfortos por parte dos pacientes.

Mito 2: “A recuperação da cirurgia é demorada.”

Outro mito comum sobre a cirurgia de catarata ocular é o de que a recuperação costuma ser lenta e também difícil. Na realidade, a maioria dos pacientes se recupera completamente em alguns dias e pode retomar suas atividades normais.

Entretanto, toda essa tranquilidade de recuperação também depende, obviamente, dos cuidados do paciente, o qual deve seguir as orientações do médico responsável para garantir um período pós-operatório adequado.

Mito 3: “A cirurgia é arriscada.”

Algumas pessoas evitam a solução cirúrgica por acreditarem que é um procedimento arriscado. No entanto, na realidade, esta é considerada uma das técnicas mais seguras de cirurgia ocular da oftalmologia, com um índice de sucesso em intervenções muito elevado.

A maioria dos pacientes não experimenta complicações durante ou após a cirurgia; as intercorrências são geralmente tratáveis.

Mito 4: “A cirurgia de catarata ocular não é necessária se a visão não estiver prejudicada.”

Uma parcela significativa da população acredita que a cirurgia só é uma abordagem necessária quando a visão já está muito ruim. No entanto, essa decisão equivocada só retarda o tratamento, que não é baseado apenas no grau de perda visual.  

Deve-se evitar que a catarata chegue a um estado muito avançado, pois sua rigidez poderá dificultar a aspiração do cristalino danificado e alongar o tempo de recuperação pós-operatório.

A cirurgia pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente, reduzindo o risco de quedas, por exemplo, e melhorando a capacidade de realizar atividades diárias.

Mito 5: “Não há problema em adiar a cirurgia.”

Não adie os cuidados com a sua saúde ocular! Adiar a cirurgia de catarata pode aumentar o risco de complicações e dificultar o procedimento. É importante discutir com seu médico oftalmologista o momento ideal para realizá-la, levando em consideração seu estado de saúde geral e outros fatores.

As imagens abaixo representam como fica a visão de quem tem catarata.

MITO EXTRA: “A catarata sempre retorna após a cirurgia.”

A catarata é removida completamente durante a cirurgia e, portanto, não pode retornar. No entanto, alguns pacientes podem desenvolver uma opacificação da cápsula posterior alguns anos após o procedimento, o que pode levar a uma visão embaçada.

Mas importante, essa condição pode ser facilmente tratada com um procedimento a laser simples!

Para melhor entender, visualmente, como se dá a cirurgia de catarata e também o período de recuperação, confira o vídeo do link abaixo, do Hospital Oftalmológico de Brasília:

Vamos cuidar disso juntos?

Com 27 anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VER o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?

Estou te esperando!

Av. Diário de Notícias, 200 sala 1007
ed. Cristal Tower Barra Shopping Sul

Deseja agendar uma consulta?