CIRURGIA PRK – 3 MOTIVOS PARA REALIZÁ-LA NO INÍCIO DO ANO  

Uma paciente está sendo preparada para realizar uma cirurgia ocular - PRK.

Nem sempre quem planeja realizar uma cirurgia nos olhos pensa sobre qual a melhor época do ano para realizá-la. Entretanto, alguns procedimentos cirúrgicos oculares trazem maiores benefícios para o paciente se realizados em determinados meses. Este é o caso da PRK (Photorefractive keratectomy). 

A PRK é um procedimento a laser utilizado para corrigir problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Muitos oftalmologistas recomendam realizar a cirurgia no início do ano, até meados de abril. Há várias razões para isso, incluindo fatores climáticos, tempo de recuperação e planejamento pessoal. 

Razões para realizar a PRK após o verão:   

1. Condições Climáticas Favoráveis

Após a cirurgia PRK, é essencial evitar a exposição direta ao sol por pelo menos 6 meses, pois  exposição aos raios UV durante o processo de cicatrização da córnea pode induzir uma opacidade indesejável da córnea, afetando os resultados da cirurgia. 

Mulher elegante desfrutando do outono no parque. ela veste jeans, um pulôver amarelo e botas. Usa um chapéu para proteger-se do sol.

No outono , especialmente em regiões de clima temperado ou tropical, as condições climáticas tendem a ser mais amenas, com menor exposição ao sol forte. Ainda assim, recomenda-se o uso de óculos escuros com proteção UV 100% sempre que houver exposição à luz solar, mesmo em dias nublados. Essa precaução ajuda a garantir uma recuperação segura e a manter a saúde ocular a longo prazo.

Portanto, esse cuidado quanto à época de realização do procedimento é fundamental no pós-operatório da PRK, pois: 

  • Menor radiação UV: a exposição excessiva aos raios ultravioleta pode prejudicar a cicatrização da córnea. No verão, o sol é mais intenso, aumentando os riscos de irritação e fotossensibilidade; 
  • Clima mais úmido: em algumas regiões,  no outono o clima pode ser menos seco, o que ajuda a evitar ressecamento ocular, um efeito colateral comum após a PRK. 

2. Tempo de Recuperação Adequado

A recuperação da PRK é geralmente mais desconfortável e lenta do que em outras técnicas a laser, como LASIK, pois a camada superficial da córnea (epitélio) é removida e precisa se regenerar naturalmente. Isso leva cerca de 3 a 7 dias para a cicatrização inicial, entretanto o total remodelamento da córnea levará de 3 a 6 meses. 

Nos primeiros dias, é comum sentir ardor, sensibilidade à luz, lacrimejamento e visão embaçada. O médico costuma colocar uma lente de contato terapêutica para proteger o olho enquanto o epitélio se reconstrói. Nos primeiros meses, a visão pode flutuar, e o uso de colírios específicos (como lubrificantes e anti-inflamatórios) é essencial para evitar infecções e ajudar na cicatrização.

Mulher vestindo camiseta verde aponta o dedo indicador para um teste de optometria.

Quanto ao tempo de estabilização completa da visão, após a PRK, varia de 3 a 6 meses, dependendo da resposta individual de cada paciente. Nas primeiras semanas, a nitidez visual melhora gradualmente, mas pode haver oscilações, especialmente em condições de pouca luz (como à noite). 

Após o terceiro mês, a maioria das pessoas atinge sua acuidade visual definitiva, embora em alguns casos a estabilização total leve até um ano. Durante esse período, é essencial seguir todas as recomendações médicas, como evitar esfregar os olhos, usar óculos de proteção e comparecer às consultas de acompanhamento.

3. Liberdade para Aproveitar o Próximo Verão com uma “Nova Visão”

Realizar a cirurgia após o verão, especialmente se ela for feita no segundo trimestre, permite ao paciente já estar mais recuperado quando chegar o próximo período de férias e sol intenso. Essa é uma escolha estratégica devido às melhores condições climáticas do outono e inverno.

No entanto, o mais importante é seguir a orientação do oftalmologista, que avaliará o melhor momento com base nas características individuais do paciente.

Se você está considerando a PRK, agendar a cirurgia quando os raios UV estão menos intensos é uma decisão inteligente para garantir uma recuperação tranquila e resultados mais satisfatórios a longo prazo.

Dra. Terla sentada em seu gabinete oftalmológico analisa caso de paciente  que se submeteu à PRK numa tela.

Vamos cuidar disso juntos?      

Com anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VEREM o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?  

Av. Diário de Notícias, 200 sala 1007
ed. Cristal Tower Barra Shopping Sul

Deseja agendar uma consulta?