No globo ocular, a córnea desempenha um papel fundamental para garantir a visão humana, sendo a primeira e mais importante lente do olho. É aquela camada transparente e convexa localizada na frente do mesmo, fundamental para a focagem da luz na retina. Quando se torna opaca e irregular, devido a diversas causas, isso pode afetar significativamente a acuidade visual e exigir tratamento especializado. É este o caso do leucoma corneano, uma condição séria que pode afetar a visão devido a opacidades na região.
Função da córnea
A córnea é responsável por focar a luz que entra no olho, contribuindo significativamente para a clareza e nitidez da visão. Sua forma convexa e a uniformidade de sua curvatura são essenciais para direcionar os raios de luz para a retina, onde os mesmos são convertidos em impulsos elétricos e transmitidos ao cérebro por meio do nervo óptico. Portanto, a saúde e a transparência da córnea são fundamentais para se ter uma visão clara e sem distorções, destacando sua importância vital para o bem-estar visual e a qualidade de vida das pessoas.
Causas do leucoma corneano
Leucoma corneano, também conhecido como opacidade corneana, refere-se a uma condição ocular em que há uma área embaçada na córnea, o que prejudica a acuidade visual do paciente.

Existem várias razões pelas quais a córnea pode desenvolver opacidades:
- Inflamações crônicas: doenças autoimunes ou inflamatórias que afetam os olhos, como ceratites e endotelites, podem causar danos à córnea e resultar em opacidades;
- Infecções: certas infecções oculares, como úlceras corneanas graves causadas por bactérias, vírus, protozoários ou fungos, podem levar à formação de leucoma;
- Trauma ocular: lesões físicas na córnea, como cortes ou perfurações, queimaduras químicas ou físicas, podem resultar em cicatrizes que causam opacidades;
- Condições congênitas: alguns distúrbios genéticos podem predispor uma pessoa a desenvolver opacidades corneanas desde o nascimento;
- Distrofias hereditárias: condições genéticas que se manifestam durante a vida, como distrofias epiteliais, estromais ou endoteliais promovem opacidade gradual e são causas comuns de transplantes de córnea.
Sintomas e Diagnóstico
Em relação aos sintomas, estes variam dependendo do tamanho e da localização do leucoma corneano (opacidade), mas podem incluir visão turva ou embaçada, sensibilidade à luz (fotofobia), lacrimejamento excessivo, vermelhidão e irritação, desconforto ocular e dificuldade em ver detalhes finos.

O diagnóstico costuma ser feito por um oftalmologista durante um exame ocular completo, que pode incluir o uso de instrumentos especiais para visualizar a córnea e determinar a extensão da opacidade que a atinge.
Tratamento para leucoma corneano
O tratamento para leucoma corneano depende da causa e da gravidade da condição:
- Medicamentos: se a opacidade for causada por uma infecção ou inflamação, medicamentos tópicos como colírios antibióticos, esteróides, lubrificantes, imunomoduladores, entre outros, podem ser prescritos para tratar a condição subjacente, assim como inúmeros medicamentos sistêmicos disponíveis, indicados conforme a etiologia da lesão;
- Cirurgia: em casos mais graves, especialmente quando a opacidade afeta significativamente a visão, a cirurgia pode ser necessária. Isso pode envolver desde técnicas para remover a opacidade mecanicamente (ceratectomia superficial) ou à laser (ceratectomia fotorefrativa terapêutica – PTK), em lesões superficiais, ou por meio do transplante de córnea (ceratoplastia) lamelar anterior ou posterior, quando afeta apenas uma porção da córnea, ou penetrante (total) em casos extremos;
- Lentes de contato especiais: em alguns casos menos graves, o uso de lentes de contato rígidas gás-permeáveis pode ajudar a melhorar a visão ao suavizar a superfície da córnea e reduzir a distorção visual causada pelo leucoma.
O prognóstico para pessoas com leucoma corneano depende da extensão da opacidade e da resposta ao tratamento. Opacidades menores podem não afetar significativamente a visão, enquanto as mais extensas podem requerer intervenção cirúrgica para restaurar a visão funcional.
Com tratamento adequado e acompanhamento médico regular, muitas pessoas conseguem gerenciar eficazmente a condição e preservar a visão. Por meio de uma combinação de medicamentos, terapias e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos, é possível proporcionar aos pacientes afetados pelo leucoma corneano uma melhor qualidade de vida visual.

No entanto, é importante procurar atendimento oftalmológico sempre que houver sintomas de visão prejudicada, pois um diagnóstico precoce e tratamento adequado podem ajudar a minimizar complicações e melhorar os resultados a longo prazo.
Vamos cuidar disso juntos?
Com anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VEREM o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?