Provavelmente quem tem algum tipo de doença ocular, como um dos erros refrativos, por exemplo, já passou pela situação de ter de decidir qual a melhor alternativa para o seu caso: óculos de grau ou lentes de contato? Essa dúvida é normal, afinal, a ideia do paciente é utilizar aquela possibilidade que trará maior conforto para o seu dia a dia.
Entretanto, essa questão facilmente será resolvida durante uma consulta ao seu oftalmologista de confiança. No decorrer da conversa, o especialista analisa os aspectos não só relacionados à condição ocular detectada, mas também os que são do cotidiano do paciente, como seus hobbies, sua atividade laboral, sua faixa etária, entre outros, para indicar-lhe a melhor opção. Dessa maneira, fica mais fácil tomar a decisão.
Na hora da escolha entre uma possibilidade ou outra, é preciso fazer algumas considerações. Tanto óculos de grau quanto lentes de contato apresentam vantagens e desvantagens em relação ao uso. Uma boa alternativa, antes de tomar a decisão, é ler artigos que especifiquem características sobre cada uma das opções.
Por que as lentes de contato são uma boa opção?
Lentes de contato podem ser uma boa alternativa para quem não pretende usar óculos de grau. Existem diferentes tipos de lente:
Esféricas: corrigem miopia ou hipermetropia;
Tóricas: corrigem astigmatismo, além de miopia e hipermetropia;
Multifocais: corrigem miopia, hipermetropia e presbiopia;
Estéticas: lentes coloridas.

Mas atenção, o grau da lente não é o mesmo dos óculos! Além disso, é preciso verificar se a lente ficou de acordo com a curvatura da córnea, pois não pode ficar frouxa e nem apertada no olho. Ainda, é preciso, muitas vezes, testar a dominância ocular e a aceitação da prescrição do grau. Por isso, é importante fazer uma consulta oftalmológica , principalmente para avaliar a saúde ocular prévia à adaptação das lentes e no decorrer do uso, nas consultas de revisões.
Geralmente, qualquer pessoa, independente da idade, pode usá-las. Logicamente, crianças e adolescentes, precisam ter condições de manejá-las adequadamente e cuidarem de sua higienização correta.
As lentes de contato corrigem os erros refrativos: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Além disso, podem ser indicadas para corrigir outros tipos de problemas oculares como, por exemplo, ceratocone e irregularidades na superfície corneana.
O uso de lentes de contato, geralmente, não causa problemas de saúde. No entanto, algumas doenças podem advir do seu uso, como as ceratites por ressecamento, olhos vermelhos por irritação ou lesão ocular causada pela lente. Em geral, são resolvidos com a suspensão do uso e com medicação específica.

Entretanto, o uso prolongado das mesmas, a não realização da higiene adequada, o uso de água da torneira, ou o costume de dormir sem retirá-las podem gerar casos mais graves e levar a complicações oculares, como ceratite ulcerativa ou úlceras na córnea.
Entre as vantagens de usar as lentes de contato estão:
- Não embaçam com facilidade;
- Não apresentam distorções na imagem;
- Facilitam a prática de atividades físicas;
- Não causam reflexos;
- Não pesam ou escorregam do rosto;
- Aumentam a autoestima, pois não pesam na aparência do paciente.
Pode-se dizer que, como desvantagens, tem-se:
- Rasgam facilmente se mal manipuladas (gelatinosas);
- Podem causar irritação nos olhos ou deixá-los secos;
- Existe maior probabilidade de infecções ou complicações oculares, caso não seja adotada higiene adequada;
- Necessitam de cuidado diário;
- Podem ser mais dispendiosas do que óculos de grau, em alguns casos;
- Necessitam habilidade para o manuseio, colocar e retirar.
Principais cuidados com as lentes de contato
Para evitar complicações, é fundamental que o paciente saiba como cuidar de suas lentes de contato no seu dia a dia. Entre os cuidados básicos estão:
- Higienizar adequadamente as mãos antes de manipulá-las;
- Manipular uma lente de cada vez ao higienizá-las;
- Usar somente as soluções próprias para limpeza de lentes de contato;
- Não usar água da torneira ou soro fisiológico;
- Trocar a solução do estojo sempre que for necessário guardá-las;
- Lavar o estojo das lentes com a solução específica de manutenção das lentes e se estiver vazio, e deixá-lo secar ao ar livre;
- Não usar a lente após seu vencimento.

Quando os óculos de grau são uma boa escolha?
Há quem prefira o uso de óculos de grau. E isso não é problema, eles são a forma mais tradicional e simples de corrigir a visão. Assim como as lentes de contato, também corrigem os erros refrativos – miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Além disso, podem ser usados por outros motivos, como corrigir o estrabismo ou a visão dupla.
Existem diferentes tipos de materiais para a confecção das lentes dos óculos, como acrílico, trivex, policarbonato, resina e vidro. Também há uma gama de modelos e cores nas armações oculares, o que colabora com a questão da autoestima. O paciente pode escolher aquele modelo que melhor se adequa ao seu gosto pessoal. Sem dúvida, os óculos de grau se tornaram um acessório bastante estiloso nos dias atuais.
Quanto ao aspecto mais técnico, suas lentes são personalizadas de acordo com a necessidade do paciente e a indicação médica. Existem diversos tipos: as monofocais, as bifocais e as multifocais.

Vantagens do uso de óculos de grau
- maior durabilidade, se comparados às lentes de contato;
- facilidade no uso;
- facilidade para higienização no dia a dia;
- opção mais barata;
- proteção contra fatores ambientais, infecções e irritações oculares.
Desvantagens na escolha dos óculos de grau
- embaçam com facilidade;
- provocam perda funcional da visão periférica;
- podem causar distorção da imagem, em casos de grau elevado;
- exigem manutenção periódica;
- interferem na aparência, por vezes provocam baixa autoestima;
- restringem a prática de atividades esportivas;
- tem custo elevado em caso de lentes multifocais.
Por fim, vale destacar que uma escolha não exclui a outra. É possível combinar o uso de óculos de grau e de lentes de contato. O principal é devolver a acuidade visual ao paciente e garantir o seu conforto.
Vamos cuidar disso juntos?
Com anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VEREM o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?
.