TIPOS DE CATARATA – VOCÊ SABIA QUE EXISTEM VÁRIOS?

Senhora idosa cujo olho direito recebe um feixe de laser. Conceito de catara e cuidado com os olhos

Existem diversos tipos de catarata que se originam de causas diferentes, embora grande parte das pessoas pense que existe apenas uma forma da doença ocular. Independente da sua origem, é importante ressaltar que se pode reverter o problema por meio do tratamento adequado.

A catarata é uma doença ocular que pode ser definida como a redução e perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. A visão das pessoas que são portadoras da condição costuma ser embaçada ou dupla. A condição é capaz de reduzir a qualidade visual podendo levar à cegueira. 

Entre seus principais sintomas pode-se destacar: visão turva e borrada, dificuldade para enxergar e definir imagens, enxergar objetos e pessoas duplicadas, formação de halos nas imagens principalmente à noite, cores mais opacificadas que o usual, sensibilidade à luz e mudança frequente no grau dos óculos.

Embora a doença se desenvolva lentamente, com o tempo pode levar a sérios problemas de visão. De acordo com dados de pesquisa, ela é a maior causa de cegueira em todo o mundo, com exceção dos países desenvolvidos, sendo responsável por 47,8% dos casos mundiais. 

Olho masculino com catarata avançada.

Causas da catarata  

São várias as causas que podem dar origem à doença. Pode-se apontar entre elas:      

  • Histórico familiar; 
  • Envelhecimento;
  • Diabetes; 
  • Superexposição à radiação ultravioleta (UV);
  • Doença no interior do olho (glaucoma, uveítes ou descolamento da retina);
  • Raios-X frequentes;
  • Uso prolongado de medicamentos esteroides;
  • Vitrectomia em pessoas com mais de 50 anos de idade;
  • Lesão ocular;
  • Nascer com catarata.  

Tipos de catarata   

Catarata Relacionada à Idade : também chamada de catarata senil, ocorre em razão do envelhecimento natural do ser humano, com maior incidência na população acima de 50 anos.

Senhor idoso realizando exames para detectar um dos tipos de catarata. neste caso, a senil.

Esta pode ser dividida em três grupos de acordo com sua localização:

  1. Cataratas nucleares: a catarata nuclear se forma no centro da lente, deixando turvo ou opaco o núcleo do olho. Além disso, o centro do olho pode apresentar uma coloração amarela ou castanha;
  1. Catarata cortical : é a catarata senil que aparece na forma de cunha e em volta das extremidades do núcleo;
  1. Catarata subcapsular posterior : forma-se mais rapidamente do que as outras anteriores e afeta a parte de trás da lente. 

Catarata Congênita : esta forma da doença, conforme o próprio nome sugere, está presente desde o nascimento do bebê ou pode se formar durante o primeiro ano. Não é tão comum e nem sempre apresenta sintomas. 

Costuma desenvolver-se a partir de alguma infecção adquirida pela mãe durante a gestação ou pelo abuso de substâncias ilícitas, como álcool e drogas, por exemplo, no período gestacional.  

A cirurgia de remoção normalmente é indicada quando a visão do bebê está muito prejudicada, o que pode ocorrer entre as 6 primeiras semanas de vida e os 3 meses de idade. 

Catarata Secundária : esta pode ser causada por vários fatores, como o uso de determinados medicamentos, como corticoides, por exemplo; a partir de doenças preexistentes, como o diabetes e o hipoparatireoidismo; ou ainda por causa de problemas oculares, como inflamações intraoculares, descolamento da retina e tumores. A doença também pode se desenvolver devido a traumatismos e exposição à radiação. 

Olho humano com catarata ocular.

Catarata Traumática : geralmente desenvolve-se como consequência de uma lesão ou um trauma ocular, causado por impacto de qualquer natureza, como uma queda ou um acidente de automóvel. Vale ressaltar que nem sempre se manifesta imediatamente, pode ser que apareça algum tempo depois do fato ocorrido.

Cataratas de Radiação: sabe-se que o cristalino dos olhos é muito sensível, torna-se mais ainda se sofre os efeitos da radiação que, mesmo em pequenas doses, pode causar a formação da catarata. Exemplo disso é a doença ocular surgir como fruto de tratamento envolvendo radiação, como a quimioterapia e a radioterapia para tratar um câncer. 

Existe tratamento para catarata    

A catarata é uma doença ocular que se desenvolve lentamente, por isso a prevenção acaba sendo o melhor tratamento. Fazer visitas regulares ao oftalmologista é primordial para impedir o seu progresso. Proteger os olhos dos raios UV com óculos solares é uma das principais medidas preventivas. 

Homem maduro usa óculos de sol para proteger os olhos dos raios UV.

Mesmo em estágios iniciais, o tratamento recomendado é a cirurgia. Devido ao avanço da técnica cirúrgica e das lentes intraoculares disponíveis, não é necessário aguardar a catarata evoluir para resolver o problema. A boa notícia é que o implante de lente intraocular poderá devolver não apenas a transparência dos meios, mas também a capacidade de foco em mais de uma distância com as lentes trifocais e de foco estendido.

Atualmente, o procedimento tornou-se mais rápido, seguro e previsível. Feito sob anestesia tópica por meio de um colírio anestésico com sedação de curto período de ação, controlado pelo médico anestesista. Além do mais, o paciente é liberado no mesmo dia, com recomendações médicas para a aplicação de colírios antibióticos e anti-inflamatórios recomendadas pelo oftalmologista.  

Vamos cuidar disso juntos? 

Com anos de experiência, meu foco é ajudar os pacientes a VEREM o mundo da melhor maneira possível por meio de tratamentos modernos e de acordo com cada particularidade. Vamos agendar uma consulta e entender como podemos cuidar da sua saúde?

Av. Diário de Notícias, 200 sala 1007
ed. Cristal Tower Barra Shopping Sul

Deseja agendar uma consulta?